Já são conhecidos os vencedores da 6ª edição da Escola Missão Continente

Escolas das cidades de Guimarães, da Guarda e da ilha da Madeira venceram o desafio final de mais uma edição da Escola Missão Continente.

Os alunos do 2.º ano da EB de Pégada, de Guimarães, do 4.º ano da EB1/PE do Estreito da Calheta, na Madeira, e do 5.º ano da EB2 de Figueira de Castelo Rodrigo, da Guarda, foram os grandes vencedores, no respetivo escalão, do Desafio Final da Escola Missão Continente 2021/22. As escolas vencedoras receberam um Cartão Dá, no valor de 1.000€, para aquisição de material escolar, desportivo ou lúdico-pedagógico, num evento, em Lisboa, que reuniu mais de 220 alunos de 9 escolas de todo o país e os embaixadores do programa Jéssica Silva, Filipa Gomes e Francisco Garcia.

Para o trabalho final do programa Escola Missão Continente 2021/22, as turmas foram desafiadas a solucionar um problema identificado no seu ambiente de proximidade (turma, escola, comunidade mais alargada ou até em casa), com base num dos três principais pilares temáticos da Escola Missão Continente - alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo.

A turma de EB de Pégada desenvolveu o projeto “Açúcar? Não obrigado”, no escalão 1º e 2º anos, com o objetivo de reduzir o teor de açúcar nas refeições dos alunos, sobretudo ao pequeno-almoço. Já os alunos da EB1/PE do Estreito da Calheta apresentaram o projeto multidisciplinar “A caminho de uma vida ativa” (no escalão 3º e 4º anos) com ações de sensibilização junto dos alunos, mas também da comunidade educativa.

No projeto “Mais olhos que barriga!”, desenvolvido pela EB2 de Figueira de Castelo Rodrigo no escalão 5º e 6º anos, foram desenvolvidas diversas atividades com o objetivo de diminuir em 10% o número de alunos que tem o IMC (Índice de Massa Corporal) acima do e aumentar em 10% o número de alunos que traz lanches saudáveis, nas turmas do 3.º ao 6.º anos.

Os projetos finalistas foram apresentados ao júri - Helena Gil da Direção Geral de Educação; Joana Baleia, do CEIDSS (Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde); Rui Mascarenhas, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF); Nathalie Ballan, da Sair da Casca; e André Mateus, da MOSSA e Rita Barrocas, da Missão Continente – num dia marcado por jogos e atividades relacionadas com a alimentação saudável,  o consumo consciente e um estilo de vida ativo.

Esta 6.ª edição do programa Escola Missão Continente foi alargada ao Pré-Escolar e ao 2º CEB, além do 1º CEB que já abrangia desde 2016. Do 1º CEB inscreveram-se um total de 557 escolas (57.232 alunos), mais 28% em comparação com o ano passado. O Pré-escolar foi representado por 109 escolas (4.365 alunos) e do 2º CEB participaram 56 escolas (9.107 alunos). No total, o programa deste ano letivo contou com mais de 70 mil alunos de 655 escolas de todos os distritos do país.

Alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Escola Missão Continente é uma das diversas iniciativas de responsabilidade social do Continente, no âmbito do seu compromisso para a construção de um futuro mais sustentável, que pretende impactar alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar. Ao longo do ano letivo proporciona conteúdos, atividades educativas, desafios (com prémios associados), materiais lúdicos pedagógicos e visitas no terreno.

Classificação Desafio Final Escola Missão Continente

Escalão 1º e 2º anos

1º Lugar - EB de Pégada, Guimarães

2º Lugar - EB de Francelos, Vila Nova de Gaia

3º Lugar - EB José Carlos da Maia, Olhão

Escalão 3º e 4º anos

1º Lugar - EB1/PE do Estreito da Calheta, Madeira

2º Lugar - Real Colégio de Portugal, Lisboa

3º Lugar - EB Castro Matoso, Aveiro

Escalão 5º e 6º anos

1º Lugar - EB2 de Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda

2º Lugar - EB General Serpa Pinto, Cinfães

3º Lugar - EB do Prado, Vila Verde