O que posso fazer se encontrar um animal abandonado?

Sabia que avaliar o estado do animal é o primeiro passo a dar para garantir a sua segurança e também a do próprio animal? Descubra os próximos passos.

Que Fazer Encontrar Animal Abandonado

São muitas as histórias de cães ou gatos sozinhos no meio da rua ou desorientados no trânsito, mas sabe o que fazer se encontrar um animal abandonado nestas condições?

A primeira coisa a fazer é ver se o animal está em perigo para, depois, o conseguir apoiar e salvar.

Vamos explicar-lhe, passo a passo, os cuidados a seguir (em segurança) com animais abandonados.

Cuidados com animais abandonados

A Lei n.º 69/2014 diz de forma clara que o abandono de animais é crime. Infelizmente, apesar desta lei em vigor, o número de animais abandonados aumenta todos os anos. Em Portugal existem, de acordo com notícias recentes, quase um milhão de animais abandonados.

Começando por aí, como é que pode saber se o cão ou gato que encontrou está abandonado ou simplesmente perdido?

Os sinais podem ser fáceis de perceber, desde o aspeto do animal (seja cão ou gato) até à forma como reage à sua presença.

1. Verifique se é um animal perdido ou abandonado

Pode ser assustador encontrar um animal abandonado, principalmente se for um cão de porte grande.

À distância, tente avaliar o estado do animal:

  • Se tem coleira com placa de identificação que o ajude a identificar;
  • Se tem chip de identificação: para isso precisa de o levar a um veterinário ou às autoridades;
  • Se o pelo parece bem tratado ou está em mau estado: isto pode indicar-lhe se encontrou um cão ou gato abandonado, para saber o que fazer a seguir;
  • Se parece estar com sinais visíveis de que já não come há algum tempo, um pormenor que pode indicar se é seguro ou não aproximar-se (os animais podem ficar agressivos e isso torna a situação perigosa para si);
  • Se está ferido: quando se encontra um animal abandonado nestas condições, o melhor a fazer é manter uma distância segura e ligar para um veterinário ou para os serviços de resgate de animais.

 

No melhor dos cenários, a identificação destes animais perdidos vai permitir que voltem para o conforto do seu lar. A base de dados Encontra-me pode ajudá-lo na sua missão.

No pior dos casos, mediante a avaliação que faça, o animal pode estar mesmo abandonado e o que tem de fazer já exige outras ações.

animal abandonado o que fazer

2. Peça ajuda

Se for a primeira vez que encontra um animal abandonado, pode ser uma boa ideia pedir ajuda a amigos, vizinhos ou familiares que estejam nas redondezas.

Se se sente capaz e tem experiência em lidar com cães ou gatos, garanta a sua segurança e a do animal para que nenhum dos dois se magoe.

No caso de um animal dócil, resgatá-lo pode ser fácil. Por exemplo, se for um cão grande, assustado e a rosnar, a abordagem terá de ser cuidadosa para que o animal não fuja, ou até o morda.

3. Tente aproximar-se com cuidado

Se achar que é seguro, tente aproximar-se para poder prestar auxílio temporário e imediato:

  • Ganhar a confiança do animal abandonado: fale com ele com voz baixa e calma;
  • Se tiver água à mão, tente que beba um pouco: não é uma boa ideia tentar logo agarrar o animal (pode assustá-lo ou até fugir), por isso, tente dar-lhe água devagarinho;
  • Atraí-lo com comida: se o animal continuar assustado, tente dar-lhe comida para ele perceber que não lhe vai fazer mal;
  • Se estiver ferido: o melhor que pode fazer, se conseguir, é levá-lo ao veterinário mais próximo para que possa ser tratado;
  • Enrolá-lo numa toalha ou colocá-lo numa transportadora: os cuidados com animais abandonados são diferentes se estivermos a falar de um cão ou de um gato. Com ajuda de amigos ou familiares, pode tentar enrolar o cão numa toalha ou tentar recolher o gato para uma transportadora. Se estiverem feridos, toque e mexa no animal com cuidado redobrado para não o magoar nem se magoar a si.

4. Verifique se tem dono

Uma das formas mais eficazes de identificar o dono de um animal é através do microchip:

Leve-o ao veterinário: se for seguro transportar o animal, leve-o a um veterinário para verificar se tem microchip. O veterinário pode ajudar a contactar o proprietário se o microchip estiver registado.

Contacte organizações de defesa dos animais: existem várias organizações em Portugal que podem ajudar na identificação do animal ou fornecer apoio no caso de ele não ter dono.

5. Ligue para a polícia ou para o canil

Se encontrar um animal abandonado que pareça que o possa atacar ou a outras pessoas que estejam na rua, o melhor que pode fazer para o ajudar é ligar para a polícia através destes contactos:

GNR: a Linha SOS Ambiente e Território está sempre disponível através do número 808 200 520 e pode ajudá-lo quando encontra animais abandonados.

PSP: o Programa de Defesa Animal também funciona 24 horas por dia através do número 217 654 242 ou do e-mail defesanimal@psp.pt.

Denunciar casos de abandono à polícia ou aos serviços de resgate de animais da sua zona é um passo em frente para tirar estes animais das ruas.

Pode também ligar para o canil local ou entidade que cumpra essas funções no seu município.

o que fazer gato abandonado

Acolhimento ou adoção

Regra geral, os canis, os abrigos de animais e as associações de proteção animal acolhem cães e gatos abandonados e fazem o seu melhor para lhes dar um lar confortável. Mas se puder adotar, tanto melhor.

Para uma adoção responsável, são necessárias condições básicas, principalmente se os animais forem adotados em circunstância de abandono.

Alguns podem ter medo e podem demorar a ter confiança, mas, quando a ganham, vão olhar com amor e segurança para quem os tirou das ruas.

Lembre-se que a adoção de animais exige:

  • Compromisso (tempo, dinheiro e paciência);
  • Espaço (de acordo com o tamanho do animal);
  • Estilo de vida (se tem disponibilidade para cuidar de um cão ou gato e se todos os membros da família entendem a responsabilidade de uma adoção);
  • Documentação (microchip, vacinação e esterilização em dia).

Pode dar um apoio extra ao animal abandonado

Se não tiver hipótese de adotar porque não tem condições ou já tem outros animais de estimação, pode sempre ajudar a divulgar o animal abandonado de outras formas:

Publique fotografias do cão ou do gato nas redes sociais: pode ser uma ótima estratégia para que surjam interessados em dar um lar ao animal.

Tente arranjar uma família de acolhimento temporário: esta é uma boa opção a seguir, uma vez que a maioria dos canis ou gatis já estão sobrelotados.

Coloque cartazes em locais estratégicos: cafés, padarias ou mercearias são exemplos de espaços onde pode deixar um papel simples, com uma fotografia do animal e os dados de contacto da pessoa ou instituição que o está a acolher (em caso de particulares, tenha o cuidado de não colocar a morada).

Tome nota

Além de cruel, abandonar um animal é crime. Ao apoiar um cão ou um gato nestas condições, está a fazer uma grande diferença na sua vida e a contribuir para um mundo mais justo. Afinal, vão ser sempre os nossos fiéis amigos de quatro patas.

Sabia que existe um Dia do Animal? Espreite o nosso artigo e perceba porque celebramos essa data.