Calcular Semáforo NutricionalPOR DOSE:

CAL
VDR
GORD
VDR
GORD
SAT
VDR
AÇUCAR
VDR
SAL
VDR

Abrir calculadora

Fechar calculadora

Alimento
Bebida
KCAL
DADOS
POR DOSE

Leitura de Rótulos e Etiquetas

Leia o rótulo. Compre saudável

Estudos demonstram que as pessoas têm o costume de ler rótulos mas não sabe interpretá-los. A leitura de rótulos é muito importante. É necessário ler todos os itens assim como entender cada uma de suas especificações. As lojas Continente criaram um workshop onde mais de 100 clientes tiveram a oportunidade para aprender com os nutricionistas da Missão Continente a interpretar os rótulos alimentares de forma a fazerem as escolhas mais saudáveis.

O que é o Semáforo Nutricional?

Escolher os alimentos mais saudáveis nem sempre é fácil. Não basta eliminar uns e consumir sempre outros. Para ajudar a escolher os melhores alimentos para si e para a sua família, criámos o Semáforo Nutricional, um código de cores muito fácil de interpretar que todos os nossos produtos ostentam na embalagem. O princípio é igual ao dos vulgares semáforos de trânsito: deve parar no encarnado, ter cuidados redobrados no amarelo e avançar com confiança no verde. Ler mais...

O princípio é igual ao dos vulgares semáforos de trânsito: deve parar no encarnado, ter cuidados redobrados no amarelo e avançar com confiança no verde.

No nosso Semáforo Nutricional, os círculos encarnados, amarelos ou verdes estão localizados em evidência, na frente das embalagens. As percentagens no interior dos círculos correspondem à proporção do Valor Diário de Referência (VDR) que o produto contém de determinado nutriente.

O VDR é um guia que ajuda o consumidor a ingerir diariamente a quantidade de nutrientes e calorias adequada. As percentagens do VDR dizem-nos qual o contributo da dose do alimento para a satisfação das nossas necessidades diárias (em termos de calorias e dos principais nutrientes).

Nutrientes

O nosso Semáforo Nutricional alerta para as concentrações de 4 nutrientes chave, que todos sem exceção devemos aprender a controlar. Falamos da gordura, da gordura saturada, do açúcar e do sal. Estes são os quatro nutrientes cujo consumo excessivo constitui um risco cientificamente comprovado para o desenvolvimento das doenças que mais matam e incapacitam as pessoas em Portugal e nos restantes países europeus.

 

POR DOSE

CAL

22% VDR

GORD

9,3% VDR

GORD
SAT

9,3% VDR

AÇUCAR

80,8% VDR

SAL

9,3% VDR

O significado das cores

A cada cor corresponde uma concentração diferente dos nutrientes presentes no alimento. Assim:

ELEVADA

MÉDIA

BAIXA

CAL

Encarnado

Significa que o alimento tem uma concentração elevada de gorduras, gorduras saturadas, açúcares ou sal. O alimento pode ser consumido ocasionalmente ou em menores  quantidades.

Amarelo

Significa que o alimento tem uma concentração média de gorduras, gorduras saturadas, açúcares ou sal. O alimento é uma boa opção.

Verde

Significa que o alimento tem uma concentração baixa de gorduras, gorduras saturadas, açúcares ou sal. O alimento é uma opção mais saudável.

Cinza

A cor cinza, atribuída às calorias, não tem qualquer significado nutricional. As calorias integram o semáforo unicamenten para que possa verificar de imediato o VDR.


A solução mais equilibrada é optar pelos produtos que têm mais verdes e amarelos e consumir moderadamente os que têm mais vermelhos.

A rotulagem clara dos produtos ajuda a discernir os ingredientes que contém, as suas quantidades, a sua validade, indicações de armazenagem, valores nutricionais, presença de aditivos, etc.
Leia sempre as informações fornecidas nas embalagens e nos rótulos dos produtos que compra.

Rotulagem

O Sistema de Informação Nutricional no rótulo dos artigos de Marca Continente, aposta numa rotulagem esclarecedora como fator relevante para a promoção de hábitos alimentares saudáveis: simplifica a interpretação das características nutricionais dos alimentos e auxilia o cliente a fazer uma escolha nutricionalmente mais adequada. O rótulo deve fornecer todas as informações que permitam ao consumidor conhecer o produto e fazer escolhas acertadas. Algumas destas informações têm carácter obrigatório, outras são opcionais.

 

Denominação Comercial

É o nome comercial do produto. Como é opcional, não deve ser confundida com a denominação legal de venda. Neste produto a denominação comercial é "Sorvete de Limão".

Semáforo Nutricional

É um sistema de informação nutricional de aplicação voluntária que pode encontrar nos produtos Marca Continente. Este sistema associa um código de 3 cores - Semáforo - a % VDR para quatro nutrientes: gordura, gordura saturada, açúcar e sal,por dose de alimento.

Quantidade Líquida

É uma informação obrigatória e deve ser expressa em volume para produtos líquidos (l, cl ou ml) e em massa (kg ou g) para os restantes.

Ingredientes

É uma informação obrigatória. Os ingredientes são indicados por ordem decrescente de peso, ou seja, o ingrediente que aparece em 1º lugar é aquele que existe em maior quantidade no alimento.

Condições Especiais

Só são obrigatórias para os alimentos mais perecíveis, isto é, para aqueles que mais facilmente se deterioram. A data limite de consumo - utilizada para alimentos que facilmente se deterioram (ex.: iogurte, queijo fresco, …). a expressão utilizada é "Consumir até…", seguida da indicação do dia e do mês. A data de durabilidade mínima é aplicada a todos os alimentos através das expressões: "Consumir de preferência antes de…" seguida da indicação do dia e do mês, para alimentos com uma duração inferior a 3 meses; "Consumir de preferência antes do fim de…" seguida da indicação do mês e ano, para alimentos com uma duração entre 3 a 18 meses ou simplesmente a indicação do ano para alimentos com uma duração superior a 18 meses. O prazo de validade é facultativo em alguns produtos alimentares, como por exemplo o açúcar, o vinagre, o sal, vinhos, entre outros.

Nome ou firma ou de denominação social e a morada do fabricante ou embalador

Informação obrigatória em todos os produtos. O local de origem ou proveniência só é obrigatório sempre que a sua ausência seja susceptível de colocar o consumidor em dúvida.

Tabela Nutricional

A informação nutricional só é obrigatória quando o produto apresenta uma alegação nutricional, ou seja, quando lhe é atribuída alguma propriedade nutritiva específica, por exemplo "rico em fibras", "baixo colesterol", "light", etc.