Consumo de água

A redução dos consumos de água que se tem vindo a verificar nas lojas Continente, ano após ano, resulta de uma monitorização rigorosa, da implementação de medidas de combate aos desperdícios, da utilização de equipamentos mais eficientes, da sensibilização das equipas das lojas e da celeridade na resolução de fugas acidentais. 

Algumas medidas implementadas:
• Instalação de equipamentos de controlo de fluxos em todas as torneiras, redutores de caudal em vários pontos e ponteiras em todas as mangueiras;
• Produção de gelo adequada às necessidades diárias;
• Instalação de sistemas automáticos de rega para as áreas ajardinadas;
• Identificação de fugas de água nos sistemas de abastecimento;
• Utilização de águas subterrâneas para rega de jardins e lavagens de pavimentos exteriores;
• Formação e sensibilização de colaboradores

 

A poupança em 2012 daria para encher cerca de 28 piscinas olímpicas com 2m de profundidade.

 

A conservação da natureza e do ambiente dependem dos nossos comportamentos. Pequenos gestos no dia a dia, quando somados, refletem um efeito global importante, benéfico para o ambiente e para a qualidade de vida de todos os seres humanos.

O SEU CONTRIBUTO:

1. Feche bem as torneiras. Uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 litros de água por dia.
2. Opte por torneiras de regulação do fluxo de água ou instale dispositivos de redução de caudal.
3. Faça uma leitura regular do contador e da fatura da água para controlar os seus gastos.
4. Feche a torneira quando está a lavar os dentes ou a fazer a barba. Uma torneira aberta pode gastar 9 litros de água por minuto.
5. Opte por tomar duches em vez de banhos de imersão. Um duche consome menos de metade da água, em relação ao banho de imersão.
6. Instale autoclismos com dispositivo de dupla descarga. Poderá ainda colocar uma garrafa no interior do reservatório e assim reduzir a quantidade de água gasta.
7. Utilize a máquina de lavar roupa e loiça com carga completa, evitando assim o desperdício de água e de energia.
8. Se optar por lavar a loiça à mão, não deixe a água escorrer continuamente. Encha o lava-loiça com a água necessária.
9. Quando cozer legumes, utilize apenas a água suficiente para os cobrir e mantenha a panela tapada. Os legumes cozem mais rápido, poupa água e energia.
10. Lave o carro com balde e esponja. Evite o uso da mangueira.
11. Aproveite a água da chuva colocando um reservatório ou uma cisterna no exterior. Pode utilizar essa água para lavar o pavimento, o carro, ou para regar as suas plantas.
12. Utilize no seu jardim plantas típicas da sua região (espécies autóctones). Estão melhor adaptadas às condições climáticas locais e utilizam a água disponível de forma mais eficiente.