Julho 07, 2017

Projeto vencedor da Unidade de Cuidados na Comunidade de Fafe do ACES do Alto Ave recebe mais de 7000€ da Missão Continente

A UCC Fafe - ACES do Alto Ave, pertencentes ao distrito de Braga, recebe um donativo de 7.350€, da Missão Continente. A cerimónia decorreu dia 6 de julho, pelas 10h30, na Unidade de Saúde de Fafe. O projeto foi um dos 40 vencedores do Concurso Anual da Missão Continente.

O projeto "Epopeia de Saúde Mental Positiva", inclui-se na área de Literacia em saúde familiar, capacitação do cidadão e autocuidados e visa a adoção de um modelo centrado na saúde positiva como um recurso determinante para a promoção do bem-estar e o empowerment em saúde mental nas escolas. Teresa Lluch (2008) refere-se à Saúde Mental Positiva como uma metodologia que permita a adoção de comportamentos e atitudes saudáveis, o treino de habilidades e as competências pessoais. Como base é utilizado o Modelo Multifatorial de 6 Fatores: satisfação pessoal; atitude pró-social; autocontrolo; autonomia; resolução de problemas; realização pessoal; habilidades de relação interpessoal.

A iniciativa contou com a presença do Diretor Executivo do ACES Alto Ave, do Coordenador da UCC, do Responsável do projeto e do Diretor de Loja Continente Modelo de Fafe.

O Concurso Missão Continente tem como objetivo a adoção de um estilo de vida mais saudável, como forma de promoção da saúde. Numa perspetiva de aproximação à comunidade, a Missão Continente incentiva e financia os projetos liderados pelos Centros de Saúde do Serviço Nacional de Saúde que se candidatam à iniciativa anual.