Março 27, 2017

Missão Continente: “Os resultados de 2016 são francamente positivos"

A Missão Continente acaba de apresentar os resultados de 2016, compilados num relatório de atividades que revela o impacto da intervenção social do Continente em áreas como a promoção da Saúde Familiar, o Combate ao Desperdício Alimentar, a Luta Contra a Fome e a promoção de uma Alimentação Saudável, entre outras.

Em matéria de Saúde Familiar, a Missão Continente  angariou cerca de 550 mil euros para financiar 40 projetos promovidos por Agrupamentos de Centros de Saúde, de 16 distritos nacionais, através do Concurso Missão Continente.

Na Luta Contra a Fome, a Missão Continente, em parceria com a Cruz Vermelha contribuiu para a recolha e doação de 385 mil refeições a famílias carenciadas, através de recolhas de alimentos. No mesmo formato, mas em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome, a Missão Continente contribuiu para a doação de 1.000 toneladas de bens alimentares.

Em paralelo, a Missão Continente desenvolveu também iniciativas de promoção da alimentação saudável, por exemplo, através do Programa Escola Missão Continente, que está a ser implementado em 18 escolas do 1º ciclo do ensino básico, para promover uma relação saudável da comunidade escolar com a alimentação. 

A Missão Continente contribuiu também para o Combate ao Desperdício Alimentar através da doação de excedentes alimentares, que totalizaram seis milhões de produtos doados em produtos,  a 765 instituições. Em termos de intervenção social, destaca-se ainda o apoio da Missão Continente a 64 corporações de Bombeiros, durante a vaga de incêndios do verão passado, com a atribuição de 25.000€ em bens alimentares de primeira necessidade e, também o apoio do Continente às vítimas dos incêndios na Madeira, num total de 80.000€.

Na vertente da Sustentabilidade Ambiental, a Missão Continente recolheu 14 toneladas de cortiça, 21 toneladas de pilhas usadas, 27 toneladas de baterias de automóveis usadas, 42 toneladas de óleos alimentares usados e 243 toneladas de roupa usada.

José Fortunato, Presidente da Missão Continente, afirma que “os resultados de 2016 da Missão Continente são francamente positivos e reveladores da abrangência e capacidade de intervenção da Missão Continente. Tal só foi possível graças ao envolvimento dos colaboradores do Continente, dos parceiros da Missão Continente e ao inestimável contributo dos portugueses."

Para mais informações consulte o Relatório Anual de Atividades da Missão Continente de 2016.


Documentos relacionados:
- Relatório Anual de Atividades da Missão Continente de 2015

relatorio resultados missão continente escola missão continente alimentação saudável portugal saudavel apoio solidariedade sustentabilidade consumo consciente relatório anual