Fevereiro 27, 2020

Missão Continente distribuiu mais de 12 milhões € em excedentes alimentares

Em 2019, a Missão Continente distribuiu um total de 12,3 milhões de euros em excedentes alimentares.

Destes, 8,5 milhões foram doados a 1.013 instituições de solidariedade social e de apoio a animais espalhadas pelo país (mais 71 do que em 2018). Já os restantes 3,8 milhões correspondem aos alimentos disponibilizados aos colaboradores das lojas e entrepostos para consumo em horário laboral.

As doações diárias a instituições decorrem durante todo o ano, nas mais de 300 lojas Continente de norte a sul do território continental e arquipélagos, que asseguram a entrega, de acordo com as necessidades das instituições beneficiadas.

 

No ano passado, o apoio da Missão Continente dividiu-se entre instituições de solidariedade social, que receberam doações no valor de 6,6 milhões de euros e associações de apoio a animais, com excendentes no valor de 1,9 milhões de euros. Além do apoio a estas instituições, 264 mil euros reverteram para projetos específicos. Fique a conheceraqui alguns destes exemplos.

Os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu carácter comercial, mas preservam todas as condições de segurança e higiene alimentar e mantêm condições ideais de consumo. Estes incluem produtos frescos como fruta, mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares.

O combate ao desperdício alimentar é um dos pilares de atuação da Missão Continente que, desta forma, garante o reaproveitamento de produtos que os clientes já não selecionam e os encaminham para quem deles possa beneficiar.

Além das doações das lojas, em conjunto com a Cruz Vermelha Portuguesa, a Missão Continente promoveu em 2019 recolhas nacionais de alimentos que resultaram na entrega do equivalente a mais de 330 mil refeições a famílias carenciadas. Já a parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome resultou em mais de 1.000 toneladas de alimentos recolhidas e o Banco Solidário Animal, organizado pela Animalife, permitiu angariar mais de 745 toneladas.

apoio à comunidade doações diárias desperdício alimentar