Julho 01, 2017

Coimbra: Missão Continente entrega mais de 45 mil euros em donativos

Nos dias 28 e 30 de junho, a Missão Continente entregou 45.780 euros, distribuídos por quatro projetos pertencentes a entidades de Saúde do distrito de Coimbra, vencedores do Concurso Anual da Missão Continente. Os projetos representam quatro dos seis vencedores do distrito que, no total, vai receber 59.180 euros em donativos da Missão Continente.

O Projeto Reabilitar – Projeto de Reabilitação Integrada”, da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Cantanhede, recebeu 4.128 euros, numa sessão que contou com a presença de Luís Caetano, Diretor de Loja do Modelo Continente de Cantanhede. O projeto visa auxiliar utentes com limitação física decorrente de doença crónica ou do processo de envelhecimento, a partir de visitas ao domicílio. O autocuidado, a melhoria das condições de vida e o apoio às famílias e cuidadores são os pilares que sustentam este projeto. 

O projeto “Pingos de Amor”, do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego – UCC Norton de Matos, recebeu o prémio no valor de 8.000 euros. Trata-se de um projeto destinado a mães que estejam a alimentar os bebés com leite materno ou artificial e que propõe a criação de uma aplicação com estratégias para o sucesso do aleitamento materno. A marcar presença na entrega que decorreu na UCC Norton de Matos esteve Natália Silveira, Diretora da loja Continente Modelo de Coimbra Eiras, a Enfermeira Zita Caetano, em representação da Presidente da Direção de Enfermagem, Engenheiro António Pinheiro, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, além da equipa e dos parceiros da UCC.

Por sua vez, o projeto “SER - Saúde, Esperança, Reencontro em saúde mental”, da UCC Pinheiro dos Abraços, recebeu o donativo na Administração Regional de Saúde do Centro. Com a presença de Miguel Andrade, diretor da loja Continente Fórum Coimbra, o valor de 25.242 euros foi entregue ao projeto com maior donativo a nível nacional. Desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, o projeto tem o intuito de colocar à disposição da população cuidados de saúde mental e formar equipas que possam apoiar nesse sentido. Para isso, os utentes sinalizados poderão realizar uma avaliação e ser acompanhados com consultas especializadas, visitas domiciliárias e contacto frequente.

Durante a tarde do dia 30, na UCC Pedra da Sé, o projeto “Preparação para o Parto e Parentalidade” recebeu o donativo de 8.410 euros da Missão Continente, representada por Joana Santos, gerente da loja Continente Bom Dia de Oliveira do Hospital. Em resposta às dúvidas que antecedem e sucedem o momento do parto, surge este projeto, que pretende informar os futuros pais com sessões semanais teóricas e práticas. 

O Concurso Missão Continente tem como objetivo a adoção de um estilo de vida mais saudável, como forma de promoção da saúde. Numa perspetiva de aproximação à comunidade, a Missão Continente incentiva e financia os projetos liderados pelos Centros de Saúde do Serviço Nacional de Saúde que se candidatam à iniciativa anual.

projetos missão continente