O QUE É A MISSÃO CONTINENTE?

A Missão Continente agrega todas as iniciativas que o Continente coloca em prática no âmbito da sua política de responsabilidade social, como contributo para o desenvolvimento sustentável. Assumimos o compromisso de promover uma cidadania mais ativa e solidária e acreditamos que a nossa empresa deve ajudar a tornar a sociedade melhor, trabalhando para a coesão e bem-estar.
Defendemos que desenvolver as crianças hoje é investir na sociedade de amanhã. Por isso, promovemos a Escola Missão Continente. Queremos ter um papel importante como agentes de transformação.
A Missão Continente realiza um trabalho inovador de relação com as comunidades em que está presente, a partir do desenvolvimento de projetos que as beneficiem. Queremos sensibilizar a comunidade para a adoção de estilos de vida mais saudáveis e económicos, através de um consumo consciente, valorizando a produção nacional e sem nunca esquecer importância da sustentabilidade ambiental.

PORQUÊ A APOSTA NA SAÚDE E EDUCAÇÃO?

A Missão Continente está comprometida com os temas essenciais da sua atividade: a promoção de uma alimentação saudável, o combate ao desperdício alimentar, a valorização da produção nacional, e promoção da saúde familiar. A Escola Missão Continente é um programa com foco na promoção da saúde, para reverter um verdadeiro problema de saúde pública, a obesidade infantil. Temos a responsabilidade de educar e formar, porque estamos comprometidos com o futuro.

O QUE É A ESCOLA MISSÃO CONTINENTE?

Escola Missão Continente é um programa educativo do Continente dirigido às Escolas do 1º Ciclo, que pretende promover a saúde através de uma alimentação saudável e o consumo consciente junto das novas gerações de portugueses.

QUAIS OS TEMAS ABORDADOS NA ESCOLA MISSÃO CONTINENTE?

O programa propõe-se ainda tratar os temas do estilo de vida ativo, do combate ao desperdício alimentar e da importância de valorizar a produção nacional. A Missão Continente vai às escolas, através do programa Escola Missão Continente, para promover a saúde e o consumo sustentável.

COMO FUNCIONA A ESCOLA MISSÃO CONTINENTE?

O programa Escola Missão Continente materializa-se na realização de atividades lúdicas e didáticas em 18 escolas portuguesas, do 1º Ciclo. No primeiro ano de atividade, o programa Escola Missão Continente vai realizar, em cada um dos três períodos escolares, pelo menos uma atividade e lançar um desafio às 18 escolas envolvidas.

QUEM SÃO OS PARCEIROS DA ESCOLA MISSÃO CONTINENTE?

O programa Escola Missão Continente tem o apoio institucional do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, e tem como parceiros a Direção-Geral de Saúde, a Direção-Geral de Educação, a Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, a Ordem dos Nutricionistas e a Confederação Nacional das Associações de Pais.

O QUE TRAZ A ESCOLA MISSÃO CONTINENTE DE INOVADOR AOS PROJETOS DE SAÚDE ESCOLAR JÁ EXISTENTES?

Escola Missão Continente é um programa de âmbito nacional, que resulta da parceria inédita entre o governo e a sociedade civil, as escolas, os centros de saúde, a produção nacional e a uma empresa portuguesa de distribuição, o Continente.

O programa beneficia da experiência e contributo dos principais especialistas de cada área chave, dispondo da capacidade para dar acesso às melhores práticas a todo o país e acrescentar valor aos projetos que cada parceiro desenvolve individualmente.

A QUEM SE DIRIGE O PROGRAMA ESCOLA MISSÃO CONTINENTE?

Para além de ações dirigidas às crianças, os professores são também abrangidos por este projeto na medida em que estão previstas ações de formação acreditadas para professores. Serão ainda desenvolvidos eventos de envolvimento da comunidade, para escolas, centros de saúde e produtores apresentarem à população local o trabalho que desenvolvem no âmbito da promoção da saúde e do consumo sustentável, traduzindo-se desta forma num programa educativo abrangente. 

QUE ATIVIDADES SERÃO PROMOVIDAS, NA ESCOLA MISSÃO CONTINENTE?

Ao longo do ano letivo, a Escola Missão Continente proporciona, aos alunos, pais e professores, desafios com prémios associados e materiais lúdico-pedagógicos sobre alimentação saudável, a origem dos alimentos e compras sustentáveis.

No primeiro ano de atividade, o programa Escola Missão Continente vai realizar pelo menos três atividades educativas com as 18 escolas envolvidas, uma ação por período escolar.

As atividades incluem, a visita de um especialista em nutrição, a todas as escolas, para conversar sobre alimentação saudável, a visita de um produtor agrícola, para conhecer a origem dos alimentos, e uma viagem das escolas a uma loja para aprender sobre o percurso, conservação e rotulagem dos alimentos.

Complementarmente, estão previstas ações de formação acreditadas para professores, com atribuição de créditos para progressão na carreira, e eventos de envolvimento da comunidade, para escolas, centros de saúde e produtores apresentarem à população local o trabalho que desenvolvem no âmbito da promoção da saúde e do consumo sustentável.

COMO FORAM ESCOLHIDAS AS ESCOLAS PARTICIPANTES DA ESCOLA MISSÃO CONTINENTE?

A seleção dos Agrupamentos de Escola foi feita em conjunto com o Ministério da Educação.

Por sua vez, os Diretores de Agrupamento nomearam as escolas de 1º ciclo a envolver.

Finalmente, os professores responsáveis por cada estabelecimento de ensino decidiram as turmas participantes do projeto.

Os critérios para a seleção foram o historial com projetos de promoção da saúde do agrupamento, o número de alunos e de escolas agrupadas, bem como a proximidade da escola a um produtor do Clube de Produtores Continente e a uma loja Continente.

QUANTAS ESCOLAS E QUANTOS ALUNOS ESTÃO ENVOLVIDOS, NA ESCOLA MISSÃO CONTINENTE?

Neste momento, no programa-piloto Escola Missão Continente participam 18 escolas de Portugal Continental e cerca de mil alunos.

Contudo, além dos alunos diretamente envolvidos, o programa Escola Missão Continente pretende também impactar os respetivos professores, funcionários, encarregados de educação, colegas e restante população local. 

COMO SERÁ DADA ESCALA AO PROJETO?

O programa-piloto Escola Missão Continente pretende, neste primeiro ano, investir no envolvimento de 18 escolas e cerca de mil alunos, de forma a otimizar processos e metodologias e retirar aprendizagens para orientar a os desenvolvimentos futuros do projeto.

O CONTINENTE VAI DEIXAR DE VENDER ALIMENTOS POUCO SAUDÁVEIS?

O Continente está comprometido com as suas comunidades e com o futuro, e como tal vai continuar a oferecer a variedade que satisfaz as mais variadas necessidades de acordo com o perfil dos seus clientes, assumindo a responsabilidade de informar, sensibilizar e educar para as áreas essenciais à sua atividade: valorização da produção nacional, combate ao desperdício alimentar e promoção da saúde familiar, nomeadamente através de escolhas conscientes e informadas no que respeita à alimentação.

Neste âmbito, pretende ensinar a tomar opções mais sustentáveis e estabelecer na nova geração de crianças uma relação mais saudável e positiva com a alimentação e o consumo.

EM QUE CONSISTE O PRIMEIRO GRANDE INQUÉRITO SOBRE SUSTENTABILIDADE?

O Primeiro Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal é um estudo promovido pela Missão Continente e coordenado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que faz um retrato da população portuguesa relativamente aos impactos da crise, perfis de consumo, prioridades de investimento e políticas públicas e comportamentos face ao desenvolvimento sustentável, a partir de uma amostra representativa.

QUAL A AMOSTRA DESTE ESTUDO?

O estudo foi realizado a uma amostra representativa da população portuguesa, de 1500 inquiridos, residentes em Portugal continental e ilhas e maiores de 18 anos. 

QUANDO FOI REALIZADO O INQUÉRITO?

O inquérito foi realizado entre 7 de abril e 7 de maio de 2016.

QUAL O INTERVALO DE CONFIANÇA E METODOLOGIA?

O estudo tem um intervalo de confiança de 95%. O estudo foi realizado através de inquéritos presenciais.

QUAL O MOTIVO QUE LEVOU A MISSÃO CONTINENTE A APOSTAR NESTE ESTUDO?

O motivo da promoção de um estudo na área da sustentabilidade prende-se com os principais objetivos da Missão Continente: sensibilizar para a importância do desenvolvimento sustentável, promover o envolvimento e participação ativa de todos nas comunidades e desenvolver projetos que contribuam para melhorar as condições de vida dos portugueses.

COMO SURGIU A PARCERIA COM O ICS?

Para a Missão Continente é importante perceber como é que os portugueses veem o futuro do País e quais as prioridades para garantir um futuro sustentável, pelo que surgiu a ideia de realizarmos o Primeiro Grande Inquérito à Sustentabilidade em Portugal.

Reconhecemos o papel que a investigação, a informação e partilha de conhecimento desempenham na mobilização das comunidades para uma cidadania mais responsável e participada. Sendo o ICS uma instituição de referência e de indubitável credibilidade em Portugal em matéria de investigação e ciências sociais, esta parceria fazia todo o sentido e surgiu naturalmente.

PORQUE É QUE O CONTINENTE DESENVOLVE INICIATIVAS DE PROMOÇÃO DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DE COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR?

A promoção de uma alimentação saudável e o combate ao desperdício alimentar estão perfeitamente alinhados com a actividade do Continente, uma vez que é se trata de uma marca líder de retalho alimentar, mas são também territórios de intervenção da Missão Continente, a marca que agrega as iniciativas de responsabilidade social do Continente, portanto, consideramos natural o desenvolvimento de iniciativas nestes campos.

QUE INICIATIVAS É QUE A MISSÃO CONTINENTE DESENVOLVE PARA PROMOVER O COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR?

O Continente assegura, desde 1994, a redistribuição de excedentes alimentares a instituições que atuam nesta área, nomeadamente, a Refood e o Movimento Zero Desperdício, ambas parceiras da Missão Continente. Para além disso, o Continente introduziu a etiqueta rosa nos produtos das suas lojas, que significa que determinado produto sofreu uma redução de 50% do seu PVP por estar próximo do fim da validade que, dependendo do tipo de produto, pode acontecer até 30 dias antes do final da validade. Trata-se portanto de uma oportunidade de adquirir produtos por um preço reduzido, que contribui para o combate ao desperdício alimentar.

Por sua vez, a Missão Continente desenvolveu um Guia de Desperdício Alimentar, que será disponibilizado nas lojas Continente, com dicas úteis para as famílias aplicarem no seu dia-a-dia e lançou, em parceria com a RTP, o programa “Sabores de Sobra”, que está a ser emitido na RTP que, dá a conhecer soluções para reduzir os desperdício na confecção de receitas da autoria do Chef Kiko.

QUE INICIATIVAS É QUE A MISSÃO CONTINENTE DESENVOLVE PARA PROMOVER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

No que diz respeito à promoção de uma alimentação saudável, gostaria de destacar o semáforo nutricional que o Continente colocou na rotulagem dos seus produtos de marca própria e que permite aos consumidores identificar o volume calórico dos alimentos através de um código de cores, mas também um conjunto de indicadores de valor nutricional dos alimentos. Para além disto, o Continente tem também nutricionistas que asseguram aconselhamento nutricional aos interessados, que pode compreender a partilha de dicas, a prestação de esclarecimentos, mas também o acompanhamento das compras dos clientes, ajudando-os a fazer escolhas alimentares mais saudáveis e a interpretar os rótulos.