Diferentes formas de educação: formal, não formal e informal

Quando falamos em educação, fazemos uma associação imediata a professores e a escolas, porque temos tendência para achar que tudo o que sabemos, aprendemos na escola. Contudo, a verdade é que existem três formas de ensino distintas (formal, não formal e informal) que contribuem, cada uma à sua maneira, para o processo de aprendizagem.

Os conceitos de educação formal, educação não formal e educação informal referem-se a diferentes formas de adquirir conhecimento, que ocorrem em contextos diversos. A educação formal está ligada ao sistema educacional tradicional, a educação não formal envolve atividades organizadas fora desse sistema, e a educação informal refere-se à aprendizagem que ocorre de maneira natural na vida quotidiana, sem uma estrutura organizada.

Cada forma de educação desempenha um papel importante no desenvolvimento e no enriquecimento do conhecimento das pessoas.

educacao missao continente

O que é a educação formal?

A educação formal refere-se ao processo de aprendizagem estruturado, planeado e organizado em instituições educacionais reconhecidas, como escolas, faculdades e universidades. Características da educação formal:

  • Geralmente segue um programa predeterminado, dividido por disciplinas e com uma abordagem pedagógica em comum.
  • Envolve aulas orientadas por professores qualificados e especializados nas diferentes áreas.
  • Geralmente, conta com um sistema de avaliação formal, como exames e avaliações.
  • Visa à obtenção de certificados, diplomas ou graus académicos reconhecidos.

 

O que é a educação não formal?

A educação não formal visa atividades educacionais, que ocorrem fora do sistema formal, mas ainda são intencionais e estruturadas. Características da educação não formal:

  • Pode incluir programas de treino profissional, workshops, cursos de curta duração, entre outros.
  • Flexibilidade no local e tempo de aprendizagem.
  • Não segue necessariamente um currículo e programa académico tradicional.
  • Pode ser oferecida por organizações não governamentais, empresas, comunidades, etc.

 

Um exemplo de um projeto inserido no contexto da educação não formal é a Escola Missão Continente, que pretende fomentar a sensibilização para um estilo de vida mais saudável em comunidades escolares desde o Pré-Escolar ao 2.º Ciclo do Ensino Básico.

 

O que é a educação Informal?

A educação informal define-se como a aprendizagem que ocorre naturalmente na vida quotidiana, sem uma estrutura organizada e sem intenção formal de ensino. Características da educação informal:

  • Acontece em situações não estruturadas e contextos do dia a dia.
  • Não é planeada ou organizada com um propósito educacional específico.
  • Pode ocorrer através de conversas, observações, experiências práticas, entre outros.
  • Não obedece a um momento temporal, ou programa educacional.
  • Sem intenção de ser certificada ou com qualificações formais.

 

A Educação em Portugal

Em Portugal, a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) trabalha no sentido de contribuir para o compromisso político nacional no domínio da Educação para o Desenvolvimento. Considerada uma referência internacional, a Educação para o Desenvolvimento atua em âmbitos educativos complementares e interligados, que incluem as educações formal, não formal e informal, em processos que estão interligados e que se complementam.

 

A importância da educação informal

Os conceitos de educação, ensino e aprendizagem têm passado por mudanças e são hoje mais abrangentes. Neste sentido, é indiscutível o papel que a inovação digital e, mais do que isso, a importância que as redes sociais assumiram no que diz respeito à educação e a todos os aspetos das relações humanas, nomeadamente, na partilha de experiências e conhecimentos.

Ainda que a educação formal e a não formal continuem a ser essenciais no percurso de vida, pela primeira vez vemos a educação informal ganhar um destaque que, até então, não existia. Principalmente porque não é só com a nossa família ou com os colegas de trabalho que trocamos ideias. Atualmente, temos formas de chegar aos quatro cantos do mundo, a milhões de pessoas e a uma velocidade avassaladora. De que forma? Pela internet e através das redes sociais!

Até há 20 anos, além das pessoas mais próximas, a educação informal chegava-nos, eventualmente, através dos meios de comunicação social. Hoje, grande parte da educação informal chega é através da internet e de pessoas com quem nunca nos cruzámos ou trocámos uma palavra. Claramente, a educação informal sofreu grandes mudanças e está a ganhar cada vez mais peso nos processos de aprendizagem, que, por sua vez, são menos mediados por agentes de educação tradicionais.

 

Tome nota!

A educação pode assumir diferentes formas, consoante cada contexto, que desempenham um papel importante no desenvolvimento das pessoas. Conheça a Escola Missão Continente e as várias iniciativas educacionais que o projeto desenvolve.